25º Pangaré – 6ª etapa – Granja Viana – 04 de dezembro de 2011

Corrida número 149 do Pangaré

Mais um Campeonato Pangaré Chegou ao Fim

 

O Pangaré 25 acabou.

Foi na Granja Viana, pista onde daqui pra frente o Pangaré deve realizar suas corridas de forma contínua pelas próximas duas temporadas.

Para alguns grupos, a corrida foi decisiva para definir as posições no campeonato. Em algumas das baterias as primeiras posições já estavam praticamente definidas, mesmo assim as corridas foram disputadas até o fim.

Chega o tempo de uma pequena pausa, para que tudo comece novamente em janeiro de 2012.

Para os vencedores é tempo de curtir. Para os demais, que são a maioria, é tempo de lembrar que na próxima corrida tudo volta do zero-a-zero.

E a prova de janeiro traz uma emoção especial, por se tratar da corrida 150 do Pangaré.

Essa ninguém vai querer ficar de fora, faça chuva ou faça chuva (será na Granja...). Até lá!

 

Texto por Denis Nascimento

 

Grupo 1

 

A equipe Irmãos Rocha venceu o Pangaré 25 com boa margem sobre a equipe vice-campeã, RW Racing. Em terceiro lugar ficou Citrini Racing. Quem levou o Troféu Acelera Parceiro pra casa foi Alexandre Pssuti (Sorocaba Motors). Acelera Mauricio!

 

Resultado:

Vencedor: Roberto Citrini (Citrini Racing)

2º colocado: Miguel Castro (Irmãos Rocha)

3º colocado: Luiz Tristão (Tristão Racing)

 

Grupo 2 Azul

 

A equipe ChubbChubbs sagrou-se campeã do grupo, finalmente acabando com a série de terceiros lugares consecutivos nos últimos dois anos. Domani Scuderia e NF Racing ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Quem levou o Troféu Acelera Parceiro foi Eduardo Tenan (Sentopé ia). Acelera Lupercio!

 

Resultado:

Vencedor: Humberto Focesi (VWB Team)

2º colocado: Rafael Lee (Unipneus Racing)

3º colocado: Christiano Moreno (Octane)

 

Grupo 2 Vermelho

 

A equipe Laranja Mecânica faturou o campeonato no grupo, seguida pelas equipes Impossível? em segundo lugar e Petta Racing em terceiro. O Troféu Acelera Parceiro ficou nas mãos de Lusca Martins (Martins Kart). Acelera Cadú!

 

Resultado:

Vencedor: Jens Holderer (Laranja Mecânica)

2º colocado: Fábio Gomes (Impossível?)

3º colocado: Fábio Santos (DB Racing)

 

Grupo 3 Azul

 

A equipe The Fastest confirmou a vantagem e foi a campeã do grupo. Street Racers foi a vice-campeã e Team CTR-II ficou na terceira posição. O dono definitivo do Troféu Acelera Parceiro é Andoni Campos (Team CTR-III). Apesar de só ter ficado uma posição atrás do companheiro de equipe, acelera Cláudio!

 

Resultado:

Vencedor: Robson MAeda (The Fastest)

2º colocado: Arthur Bastianon (Street Racers)

3º colocado: Alexandre Velecico (Team CTR-II)

 

Grupo 3 Vermelho

 

A equipe Rox Racing não deu mole e venceu o campeonato do grupo. A equipe segunda colocada foi a [PLG] Racing e a terceira posição ficou com a equipe Q M S. O Troféu Acelera Parceiro é do piloto Luciano Carvalho (Pé de Pano Racing). Acelera Umberto!

 

Resultado:

Vencedor: Marcelo Roxa (Rox Racing)

2º colocado: Luciano Carvalho (Pé de Pano Racing)

3º colocado: Diego Kops ([PLG] Racing)

Os rabudos.

Foram sorteados os 4 pilotos rabudos que terão suas baterias pagas pelo campeonado durante a próxima temporadas: Marcelo Shiraishi, Antonio Pla, Miguel Castro e Hugo Fukamachi

  

Estatísticas e Curiosidades

A soma de todas as voltas das cinco corridas que realizamos no domingo ultrapassou a marca de 2.000 voltas. Já que não choveu (e olha que a ameaça foi forte...), creio que há uma boa base para elaborar e divulgar alguns dados estatísticos.

Se classificarmos as voltas em ordem crescente e destacarmos as 400 melhores, vemos que metade (208) foi obtida por pilotos do grupo 1. Outras 164 foram obtidas por pilotos dos grupos 2 e as restantes 28 voltas tiveram pilotos dos grupos 3 como seus autores. Este resultado se torna ainda mais expressivo, se lembrarmos que há um grupo 1, dois grupos 2 e dois grupos 3.

No outro extremo a situação é semelhante. As piores 400 voltas foram obtidas em sua grande maioria pelos pilotos dos grupos 3. Foram 292, contra 98 dos grupos 2 e apenas 10 do grupo 1.

 Bom, o que isto quer dizer é que grande parte de nossos amigos que estão nos grupos 3 ainda não chegaram ao seu auge e que podem melhorar sua performance. A melhor recomendação é treinar. É tentar se concentrar em um trecho da pista e experimentar novos traçados para ver se há um ganho no tempo da volta. Se de grão em grão a galinha enche o papo, o piloto de Kart melhora a performance de décimo em décimo de segundo.

Para quem curte estatística, a 200ª melhor volta foi de 50,585 segundos. A 400ª em 50,867.

A 200ª pior volta ficou em 54,209 e a 400ª pior levou 53,019.

Portanto, para sair dos 400 piores e entrar nos 400 melhores, a diferença é de pouco mais de 2 segundos por volta. Uma diferença grande, mas não intransponível. Eu duvido que algum dos autores das 400 melhores tenha conseguido fazer este tempo nas primeiras tentativas.

 

Quem somos

A entrevista do mês volta no início do ano que vem, onde vamos conhecer um pouco mais de algumas das equipes que se destacaram na temporada que ora se encerra.

 Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato 

Calendário do vigésimo - sexto campeonato Pangaré na Granja Viana

Etapa Dia Data Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
Azul Vermelho Azul Cinza Vermelho
1 Sab 28/01/2012 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00
2 Dom 05/02/2012 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30
3 Dom 11/03/2012 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30
4 Dom 15/04/2012 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30
5 Dom 20/05/2012 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30
6 Dom 17/06/2012 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30